Pesquisa preventiva de vazamentos é realizada em Morro da Fumaça

Publicado em 05/10/2018 às 11:03 - Atualizado em 05/10/2018 às 11:03

A Morro da Fumaça Saneamento e a Atlantis Saneamento, responsável pela operação do sistema de abastecimento de água, realizam uma grande pesquisa de vazamentos que deve ser concluída nesta sexta-feira, dia 5.

O trabalho de campo é feito por meio de um equipamento de alta sensibilidade que possui um sensor que capta o som produzido pelo vazamento chamado geofone. Para garantir maior precisão, as equipes trabalham durante a madrugada, quando há menos barulho e os ruídos são detectados com mais facilidade. “A população deve estar ciente que os colaboradores estão passando pelas ruas com o aparelho, uniformizados e treinados”, destaca a gerente de contrato da Atlantis Saneamento em Morro da Fumaça, Mônica Vieira.

O trabalho também mapeia as pressões das redes. “Atuamos na manutenção de vazamentos e coletamos informações para auxiliar em um plano de setorização, melhorando o abastecimento do sistema de distribuição”, acrescenta.

Além do mapeamento das redes, o trabalho é realizado sempre que há suspeita de vazamento. “Estamos trabalhando intensivamente para identificar vazamentos de água que podem causar o desabastecimento em dias de maior consumo, por exemplo, aos sábados”, salienta o diretor da Morro da Fumaça Saneamento, engenheiro Rogério Sorato.

Os usuários podem entrar em contato com a Morro da Fumaça Saneamento por meio do telefone 3434-5302, por e-mail atendimento@mfsaneamento.sc.gov.br ou na Central de Atendimento, localizada na rua Eugênio Pagnan, 237, no Centro do município.

*Texto: Marciano Bortolin/Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Morro da Fumaça