Prefeitura de

Morro da Fumaça

Bem-vindo ao Portal de Turismo do Município de Morro da Fumaça


VILA DE MORRO DA FUMAÇA

Para contar a história de Morro da Fumaça é preciso voltar ao ano de 1900. Ano em que se encontravam apenas índios e mata, até que algumas famílias aqui chegaram, fugindo da crise na Europa.
Muitos italianos estavam se instalando no sul do Brasil, local que acharam ideal para cultivar suas lavouras e criar seus animais. Enfim, o lugar propício para viverem com suas famílias. O governo da época garantia a subsistência dos imigrantes até a colheita da primeira lavoura. Os italianos que aqui viviam eram privilegiados pelo Governo Imperial, que lhes pagava a viagem.
Na época o governo ainda vendia terras a preços baixos, sendo que estes valores podiam ser parcelados e pagos com a produção. Os novos moradores do sul ainda recebiam os instrumentos necessários para cultivar as suas terras, por ser a Imperatriz Tereza Cristina*, esposa do Rei Dom Pedro II e contemporânea dos italianos. Mas não foram os italianos os primeiros a pisarem nas terras que, anteriormente, eram habitadas pelos Carijós*.

Famílias vindas da Bielo-Rússia aqui se instalaram, construindo casas e igrejas. Anos mais tarde os Russos deixaram as terras para tentar a sorte em cidades como Braço do Norte e Jaguaruna. Para isso os imigrantes vindos da Rússia venderam suas terras para os italianos. Em 29 de junho de 1910, o casal José “Giuseppe” Cechinel e Hermínia Sóligo Cechinel vieram da colônia Aciolli de Vasconcellos, onde hoje está Cocal do Sul, para a futura cidade de Morro da Fumaça.
Ali, construíram a sua residência em um terreno adquirido de Antonio Miranda, morador da ex-Colônia Azambuja, pelo valor de 1:200.000rs (Um conto e duzentos mil réis)
Influenciados por JOSÉ “GIUSEPPE” CECHINEL, também seguiram o mesmo caminho, José Guglielmi e Esperança Sartor Guglielmi. A partir daí, muitos imigrantes italianos vieram de localidades como Rio América, Rio Carvão e Rio Galo. Entre essas famílias, pode-se destacar: Margotti, Maccari, Sartor, Pagnan, De Costa, Bortolatto, Frasson, Pellegrin, Serafim e outras.
Fonte: Livro de Claudino Biff, Padre, 1988, MORRO DA FUMAÇA E SUA HUMANA E DIVINA COMÉDIA
Atualização SAP/2010


Como chegar

Tempo

Quarta
32ºC / 20ºC
Quinta
25ºC / 19ºC

  • 28ºC / 20ºC
  • Atual: Parcialmente Nublado
  • IUV: 8.0

Principais distâncias

Florianópolis, SC
172 km
exibir rota ]
Porto Alegre, RS
300 km
exibir rota ]
Curitiba, PR
457 km
exibir rota ]
São Paulo, SP
850 km
exibir rota ]
Brasília, DF
1822 km
exibir rota ]
 
exibir rota ]

Telefones Úteis

Disque-Denúncia
181
Polícia Militar
190
SAMU - Ambulâncias
192
Corpo de Bombeiros
193
Defesa Civil
199

Dados do Município

  • Municípios limítrofes: Içara, Criciúma, Cocal do Sul, Pedras Grandes, Treze de Maio e Sangão.
  • Área: 82,94 km²
  • População: 17.373 hab. est. IBGE
  • Altitude: 18 m
  • Região Turística: Encantos do Sul