Widget de exemplo

This is an example widget to show how the Secondary sidebar looks by default. You can add custom widgets from the widgets screen in the admin. If custom widgets are added then this will be replaced by those widgets

Governo de Morro da Fumaça implanta sistema para diminuir faltas em consultas e exames

A Secretaria do Sistema em Saúde de Morro da Fumaça vai implantar um mecanismo eletrônico para diminuir as frequentes faltas em consultas e exames nas unidades do município. A pasta irá enviar mensagens de texto, via SMS, aos celulares dos pacientes dias antes dos atendimentos para relembrá-los do compromisso.

A iniciativa passa a valer a partir da próxima semana. “Vamos enviar a primeira mensagem com cinco dias de antecedência, e reenviaremos um dia antes. Temos enfrentado um problema gravíssimo quanto a questão das faltas, tanto nas consultas da atenção básica, com os clínicos gerais, quanto nas consultas com os especialistas”, enfatiza a secretária Marijane Felippe.

No SMS, o paciente receberá as informações necessárias para a consulta/exame, com a data, o local e o horário. Marijane listou um exemplo preocupante para justificar a decisão. “Recentemente, a nossa médica ginecologista tinha 24 pacientes agendadas para um único dia. Destes, oito não compareceram. O número de faltas está muito elevado”, salienta. “Esperamos que com as mensagens consigamos diminuir o percentual de absenteísmo nas Unidades de Saúde”, acrescenta.

De acordo com o prefeito em exercício Eduardo Sartor Guollo, o mecanismo vai facilitar a vida do cidadão. “O bom funcionamento da rede municipal de saúde depende dos servidores e da população. Contamos com a colaboração de todos. Quando um paciente falta, ele atrasa a possibilidade de alguém ser atendido. Às vezes, pode ser um problema de saúde grave. Se não puder comparecer, basta agendar para um outro dia”, destaca.

Além disso, a Secretaria do Sistema em Saúde pede aos pacientes que mantenham sempre o telefone para contato atualizado junto ao cadastro na Unidade de Saúde mais próxima.