Widget de exemplo

This is an example widget to show how the Secondary sidebar looks by default. You can add custom widgets from the widgets screen in the admin. If custom widgets are added then this will be replaced by those widgets

Vacinação da febre amarela intensificada em Morro da Fumaça

 

 

 

O foco dos últimos dias tem sido a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), porém, em paralelo, a Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça segue também disponibilizando a imunização contra a febre amarela.

A vacina é a principal forma de prevenir a contaminação pela doença, sendo que pessoas com idade entre nove meses a 59 anos podem procurar as unidades de saúde dos bairros Centro, Jussara, Cohab, Graziela, Naspolini e do distrito de Estação Cocal, das 8h às 12h e das 13h às 17h. É necessário apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento com foto e carteirinha de vacina.

Apenas uma dose para ficar imunizado

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Cardoso explica que apenas uma dose é suficiente para que a pessoa fique imune à doença. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Na área urbana, o vírus é transmitido por picadas do mosquito Aedes Aegypti. Seus principais sintomas são febre alta, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, náuseas, fraqueza, dor abdominal e icterícia”, fala.

Recentemente foi confirmada a morte de macacos por febre amarela, o que acendeu um alerta em Santa Catarina. Já em pessoas, o caso mais recente foi registrado em Indaial. “Mesmo Morro da Fumaça não tendo casos da doença, é importante mantermos a prevenção e a forma mais eficaz é a vacina. Por isso é importante que aqueles que ainda não foram imunizados procure uma das unidades de saúde que têm as doses à disposição”, comenta a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.