Emoção e encanto na Festa da Família do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Publicado em 29/11/2019 às 09:46 - Atualizado em 29/11/2019 às 09:58

Músicas, Capoeira, presença do Papai Noel e distribuição de brinquedos. A Festa da Família do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Morro da Fumaça foi repleta de surpresas e emoção. A iniciativa, que atende em torno de 150 jovens do município, encerrou as atividades de 2019 com um grande evento no Salão Paroquial da Matriz São Roque que reuniu alunos e familiares.

A festa começou com um número musical direcionado aos pais, seguido dos 40 alunos de Capoeira que se formaram na semana passada. Por último, mais uma música: esta interpretada por todos os alunos presentes. "Entre os objetivos do serviço, está, cada vez mais, aproximar os laços familiares e comunitários, o convívio coletivo e em sociedade, protegendo os usuários de riscos e violações dos direitos. A nossa preocupação é sempre melhorar as atividades, dando um melhor ambiente para nossas crianças. Parabenizo o ótimo trabalho que todos da Assistência Social vêm realizando frente da pasta", comenta o prefeito, Noi Coral.

Árvore de Natal recheada de presentes

Enquanto se apresentavam sob olhar atento dos familiares, os jovens foram surpreendidos com a chegada do Papai Noel. Ao final, cada um deles recebeu presentes das mãos do Bom Velhinho. Esta ação foi possível através da parceria com o Sicoob da cidade. "O Sicoob é uma instituição que pratica a cooperação e estamos aqui para honrar esta bandeira. Esta Árvore de Natal foi montada porque unimos as forças com os associados. Com um pouco de cada um proporcionamos o que é o nosso objeto comum: a alegria das crianças", destaca a gerente do Sicoob de Morro da Fumaça, Talita Isoppo Bristot.

O vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, enfatizou a importância da parceria e do serviço. "Cumprimento o Sicoob por mais uma vez abrilhantar esta festa, este momento de confraternização. Parabenizamos e agradecemos também os profissionais que atendem estes jovens dando toda a tranquilidade aos pais e desenvolvendo uma série de atividades diariamente", comenta.

Atendimentos

O SCFV, que atende na localidade de Vila Rica, é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). São atendimentos em grupo como atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. "Agradecemos o prefeito Noi e o vice Eduardo pela atenção dispensada à Assistência Social. Desde março o Serviço de Convivência está sem repasse do Governo Federal, e mesmo assim nenhum serviço deixou de ser oferecido, porque entendemos a importância que ele tem", enfatiza o diretor do Departamento de Assistência Social, Fernando Frasson.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Renata Caetano, ressalta a importância do trabalho. "É  muito  importante, pois atende crianças de baixa renda e em situação de risco, sendo que quando estão sob nossos serviços não estão vulneráveis. A festa foi feita com muito carinho para que todos aproveitassem ao máximo", cita.

O evento ainda foi marcado por homenagens prestadas ao prefeito, ao vice, profissionais do SCFV e do Sicoob e à ex-coordenadora Ninha Fontana.