Toca do Coelho será aberta para visitação nesta sexta-feira

Crianças de toda a região poderão visitar a Toca do Coelho, em Morro da Fumaça, a partir desta sexta-feira, dia 25. A abertura das luzes está marcada para as 19 horas, na estrutura montada ao lado do Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson.

O local contará com brinquedos infláveis destinados ao público infantil, como cama elástica, escorregador e piscina de bolinhas. A expectativa do Departamento de Cultura de Morro da Fumaça é receber até 5 mil crianças durante os 15 dias que antecederão o Domingo de Páscoa.

“Vamos estender o convite às demais escolas da região, para que um maior número de crianças e famílias possam contemplar esse belo trabalho”, destaca o prefeito Noi Coral. “É um momento de estimularmos a reflexão das pessoas e envolvê-las em nossa cidade. Além da visita à Toca do Coelho, as famílias podem aproveitar o momento para prestigiar o nosso comércio”, reforça o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Os enfeites foram elaborados pelos artesãos da cidade. “Estamos preparando tudo com muito carinho. Vamos ter também um coelhinho fantasiado distribuindo doces e guloseimas para a criançada”, explica Rosangela Pagnan Maragno, a Danda, diretora de Cultura e responsável pelo projeto.

Danda se preocupou em também realçar a parte espiritual da Páscoa, para não deixar de lado a religiosidade. “Só existe Páscoa, porque alguém morreu por nós. Vamos ter um espaço dedicado a Jesus Cristo ressuscitado, e outro com a cruz”, pontua.

Os preparativos para a data começaram há mais de um mês. Haverá uma árvore ao lado da toca com ovos produzidos por alunos das escolas do município. O horário de visitação vai das 19 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.

Sábado terá show de orquestra sinfônica

Excepcionalmente na manhã do próximo sábado, 26, a Toca do Coelho estará aberta ao público. A Orquestra Municipal de Urussanga fará uma apresentação ao ar livre com início às 10h30. O evento cultural faz parte do Projeto Orquestra em Trânsito, que visa a circulação de concertos musicais gratuitos em municípios da Amrec.

A iniciativa é uma realização da Associação da Orquestra Municipal de Urussanga, com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O repertório é baseado em músicas nacionais, internacionais e show italiano folclórico e contemporâneo. “Nos destacamos pela capacidade de envolver a plateia. Somos em 11 músicos, entre instrumentistas e cantores, em sua maioria oriundos de grupos musicais da região Sul”, comenta Henrique Trombin, coordenador da orquestra.